x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 209

ADMISSÃO TARDIA

Fabricia Tavares

Fabricia Tavares

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 5 dias Quarta-Feira | 23 julho 2025 | 22:21

Boa noite, colegas!
Estou me formando em Ciências Contábeis no final deste ano e recentemente consegui um cliente MEI para atender.
Esse MEI possui um funcionário que ainda não foi registrado, e o cliente me perguntou se seria possível realizar uma admissão retroativa, considerando que o início das atividades foi em dezembro de 2024.
Gostaria de saber:
Existe a possibilidade de realizar essa admissão em atraso?
Quais seriam os riscos envolvidos, além dos custos?
Seria um motorista, com o salário no valor do piso nacional.
Agradeço desde já a orientação de todos!

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 dias Quinta-Feira | 24 julho 2025 | 10:41

Bom dia, tudo bem?

Existe a possibilidade de registro retroativo, sim.
Porém existe previsão de multa nesses casos, com o eSocial não sabemos se essas multas virão só em fiscalização ou se futuramente virão de forma automática.
Além disso Motorista é uma categoria diferenciada e, portanto, possuí um piso e benefícios próprios, você deverá verificar com o Sindicato de Classe quais seriam os valores corretos pois o registro fora do piso da categoria pode gerar um passivo trabalhista futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade